Uma em cada cinco igrejas holandesas não é mais uma igreja – Igreja Pentecostal Deus é Amor

Uma em cada cinco igrejas holandesas não é mais uma igreja

Uma em cada cinco igrejas holandesas não é mais uma igreja

Mais de um quinto de todas as igrejas na Holanda se tornaram espaços seculares como bibliotecas, apartamentos, academias, museus, escritórios e outros.

O país tem passado por uma secularização desde meados de 1880 e em 2016, dois terços dos holandeses já se afirmavam como não-religiosos.

Das 6.900 igrejas do país, um quinto das construídas antes de 1800, que as classifica como monumentos nacionais, foram transformadas em espaços seculares. E daqueles construídos desde aquela época, quase um quarto está sendo usado para outros propósitos.

Com igrejas vazias, a alternativa das denominações é repassar esses espaços, mas de acordo com o jornal protestante holandês Trouw, é menos provável que as igrejas católicas sejam reutilizadas do que as igrejas protestantes.

“Para os católicos romanos a igreja é sagrada, para os protestantes a igreja é útil”, explicou o jornal. “Como resultado, os católicos romanos estão mais relutantes em dar às suas igrejas uma função diferente”.

A previsão de igrejas vazias já era feita há dez anos, e acredita-se que outras milhares de igrejas terão o mesmo fim nos próximos anos. Para o jornal, que tem realizado pesquisas próprias, a reutilização em grande escala dos edifícios tem um grande impacto nas aldeias, bairros e cidades.

Fonte: Gospel Prime