Brasil produz mais de 18 mil Bíblias por dia

Brasil produz mais de 18 mil Bíblias por dia

Maior best seller de todos os tempos, a Bíblia Sagrada é produzida por várias editoras no Brasil. Na maior delas, a gráfica da SBB (Sociedade Bíblica Brasileira), em Barueri (SP), são fabricados 18,6 mil exemplares por dia.

Em tempos onde muitos já tem optado por trocar a versão impressa por algum aplicativo de celular, surpreende o fôlego que a venda das Escrituras ainda têm em um mercado que passa por grande crise, com editoras e livrarias sendo fechadas no país.

Com mais de 200 funcionários trabalhando em um espaço de 6.000 metros quadrados, a SBB possui a maior gráfica dedicada exclusivamente à impressão de Bíblias na América Latina. Somente ali, em 2016, foram produzidos cerca de 6,8 milhões de exemplares de Bíblias completas e Novos Testamentos.

Vinte por cento deste total exportado para mais de cem países, em toda a América, África, Ásia e Europa. Aqui no Brasil são produzidas Bíblias em 30 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol, francês, árabe, hebraico e ioruba, falado em alguns países africanos.

1 milhão de páginas por hora

Existem quatro gigantescas impressoras para as Bíblias. São capazes de imprimir de 768 mil a 1 milhão de páginas por hora, explica ao UOL Luiz Antonio Forlim, gerente-geral da gráfica da SBB. Em média, uma Bíblia tem por volta de 1.200 páginas.

O processo hoje é praticamente todo automatizado. As máquinas imprimem, cortam, dobram e costuram as páginas para colar a capa. Os funcionários repõem o material, supervisionam o processo e fazem o controle de qualidade.

Um dos destaques da gráfica são as Bíblias perfumadas. Antes de ser embalada para transporte, os funcionários lançam sobre elas um spray de perfume para que o livro tenha o cheiro escolhido pelo cliente.